O Pasquim - "Você por dentro do assunto."

O Pasquim é inspirado no famoso semanário brasileiro que possuia o mesmo nome, e que foi amplamente reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Este blog surgiu com o objetivo de participar do Desafio do Conhecimento, organizado pela Its ( Programa de televisão de Florianópolis). Desafio em que eu ( Augusto) e minha equipe fomos vencedores.O site do desafio é: www.desafiodoconhecimento.com.br

      Saudações galera. Queremos antes de tudo agradecer a galera que está nos apoiando. “O pasquim” manda o seu MUITO obrigado!

     O tema dessa semana é muito legal. Podemos dizer que é uma continuação do tema anterior. Semana passada vimos como escolher o curso que vamos fazer e que fatores devemos levar em consideração (Se você não viu, clique em "postagens semanais" na coluna à direita). Essa semana o tema é Entrevista de Emprego.

     Os sintomas são bem conhecidos. Um pouco de nervosismo adicionado com aquela pressão básica da família, que já te olha reprovando o seu estado de “estudar as oportunidades”, somado a concorrência e pronto. Temos um candidato a uma entrevista de emprego. Claro que outros fatores também estão presentes, mas esses são alguns dos mais marcantes. Prontos? Então vamos lá!

Perfil Profissional

     Uma das coisas que sempre devemos ter em mente é que todo entrevistador procura um perfil. Mas como saber qual perfil que o entrevistador procura? Isto é impossível. Porém existe um perfil padrão no mercado de trabalho atual. As empresas buscam pessoas que possuam:
  • Objetivos Profissionais e de vida definidos
  • Automotivação
  • Iniciativa
  • Responsabilidade
  • Iniciativa
  • Dedicação
  • Ambição
  • Capacidade de aprender
  • Capacidade de trabalho em equipe
  • Ser voltado para resultados
     Além disso ter uma atitude positiva em relação a vida é uma característica muito apreciada. Pois ter funcionários otimistas, colaborativos, sociáveis e participantes podem levar a empresa a um grande sucesso. Porém funcionários pessimistas, egoístas e revoltados podem leva-la ao buraco.

     Alguns termos como: “Sim posso!”, “Sim gostaria!”,”Sim me interessa!”,” Não, não tem problema!”, ajudam a demostrar isso.

Expectativa adequada

     Isso é basicamente o que nós esperamos do emprego. Muitas pessoas possuem sua expectativa voltada exclusivamente para aumentos salariais e promoções. Porém com o tempo você descobrirá que existem outros fatores que são tão ou mais importantes que o salário. Por exemplo, a satisfação profissional e a satisfação pessoal. Deixar transparecer essas expectativas com certeza irá diferenciar você dos outros concorrentes a vaga.

Faça isso X Não faça isso

     Logo abaixo, abordaremos mais este assunto. Porém já adiantaremos algumas coisas.

     Atrasos ou faltas à entrevista; falar mal de ex-chefe ou de empresa anterior; comunicação muito coloquial ou com excesso de gírias são alguns erros que você nunca deve cometer. Também não são bem vistos candidatos que colocam restrições quanto ao horário de trabalho e que justificam sua pretensão salarial baseados em sua necessidades financeiras pessoais.

     Por outro lado para impressionar o entrevistador evite respostas do tipo sim e não. Elabore um pouco em cima da pergunta, porém não se estenda muito. Demonstre interesse e conhecimento sobre a empresa e pela vaga oferecida.

Salário

     O salário é medido principalmente pela contrição que você poderá oferecer a empresa. Não fuja da média que o mercado oferta para os profissionais do seu perfil. Candidatos com maior experiência no segmento e principalmente que trabalharam na concorrência podem pedir um salário diferenciado.

Linguagem corporal

     Seja você mesmo, demonstre confiança, otimismo, clareza e objetividade nas respostas e mostre que você tem o perfil ideal para a vaga (cuidado nisso tudo para não parecer arrogante). Seja educado com o entrevistador e olhe-o nos olhos. Tente não parecer ansioso, nervoso,... Mesmo que você esteja se sentindo assim. Quem estiver lhe entrevistando é treinado para isso, então esteja atento a algumas ações:
  • Braços Cruzados: Um dos sinais corporais mais básicos, está relacionado diretamente á postura defensiva. Cruzar os braços indica que a pessoa não está confortavel ou então confiante no ambiente em que ela está.
  • Gestos Repetitivos: Durante a sua entrevista de emprego, ficar fazendo gestos repetitivos tais como bater as mãos sobre as pernas, bater o pé no chão ou então ficar batendo a caneta na mesa, indicam ao entrevistador ansiedade e vontade de sair daquela situação. Olhar muito para o relógio ou para a porta também passa a mesma sensação.
  • Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que significa interesse na outra pessoa e na conversa que está sendo desenvolvida no momento.
  • Sobrancelhas: Nas entrevistas de emprego e conversas em geral, elas sempre dão sinais pequenos e certeiros. Quando estão arqueadas elas são demonstração de interesse, do mesmo modo, sobrancelhas franzidas demonstram dúvida.
  • Gestos com as Mãos e Braços: Durante uma conversa eles são fundamentais e indicam conhecimento e convicção naquilo que se está falando no momento, aproveite este recurso na sua entrevista de emprego.
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/

Que perguntas irão fazer?

1. Fale sobre si.
     Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
     Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
     Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
     O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?
     As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
     Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
     Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?
     Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
     Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência

10. E pontos negativos/defeitos?
     Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
     Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? 
     Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

Fonte: http://www.curricular.com.br/

Que perguntas eu posso fazer?
  • Quais os problemas e os desafios inerentes à função?
  • Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?
  • Com quem vou trabalhar?
  • O trabalho será desenvolvido em equipe ou individualmente?
  • Poderia descrever-me um dia normal neste cargo?
  • Em qual departamento irei trabalhar? E quais são os planos para o futuro desse departamento?
  • Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)
  • Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?
  • Quais os objetivos a curto e longo prazo da empresa?
  • Quais são os planos da empresa para crescer no futuro?
  • Quais problemas a empresa enfrenta neste momento?
  • Como descreveria a cultura empresarial e o ambiente de trabalho? 
  • A empresa desenvolve planos de carreira?
  • A empresa realiza algum tipo de atividade sócio-cultural ou de voluntariado?
  • A empresa costuma apostar na formação dos colaboradores?
Fonte: http://www.curricular.com.br/
Nunca faça Isso!

Chegar atrasado 
     "Chegar atrasado numa entrevista, além de desorganização, demonstra que o candidato não está dando o devido valor à entrevista"

Wander Mendes, professor e consultor na área de Gestão de Pessoas e Planejamentoestratégico da FGV-PR (Fundação Getúlio Vargas do Paraná).

Usar roupas informais demais
     "Hoje em dia, os jovens são muito despojados. Na faculdade, não há nada de mal nisso porém é preciso saber escolher a roupa e adequar o vestuário a cada tipo de empresa. Uma agência de publicidade, por exemplo, permite um visual mais informal. Agora, se a entrevista é para uma instituição financeira, é óbvio que o candidato terá de seguir a regra básica: esporte fino”

Marisa Silva, consultora de Recursos Humanos da Career Center

Não saber nada sobre a empresa ou o setor
     "É muito comum que os candidatos partam para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa em questão ou sobre o setor em que ela está inserida. Tem mais chance de sucesso o candidato que sabe se posicionar na entrevista porque domina o assunto trabalho.”

Jaqueline Mascarenhas, consultora de carreira do Ibmec Minas Gerais

Expressar-se mal, com gírias e frases sem sentido
     " O linguajar é um detalhe importante, dependendo das expressões utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal é responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor suas idéias com tranqüilidade."
Marco Túlio Rodrigues Costa, professor de Aspectos Comportamentais Éticos de Gestão de Pessoas da FGV-BH (Fundação Getúlio Vargas de Belo Horizonte)

Mentir sobre suas qualificações

     "Mentir na entrevista é o mesmo que dar corda para se enforcar. Inventar cursos, referências e pequenos sucessos colocam o candidato numa situação vulnerável porque, caso seja contratado, terá de sustentar essa inverdade por muito tempo. E como diz o ditado: mentira tem perna curta, hora ou outra seu deslize será descoberto. Aí o prejuízo será bem maior."

Gustavo G. Boog, diretor da Boog Consultoria

Falar mal do emprego ou do chefe anterior
     "Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais fale mal deles na entrevista de emprego. Essa atitude é vista com maus olhos por 99,9% dos recrutadores. Na entrevista de emprego, o recrutador não está interessado em ficar por dentro de 'pendengas' cujas pessoas e razões ele simplesmente desconhece. Seu objetivo é investigar de que maneira seu perfil profissional e suas qualificações poderão ser úteis para a empresa"

Maria Bernadete Pupo, gerente de Recursos Humanos da Unifeo e professora da FAC FITO

Disputar espaço com o entrevistador
     "Para disfarçar o nervosismo, tem muita gente que acaba partindo para o ataque e disputando espaço com o recrutador durante a entrevista. Para driblar a insegurança, ele acaba querendo fazer pose de sabido a fim de triunfar sobre o recrutador. Isso tudo, porém, é muito mais que previsível para quem trabalha com Recursos Humanos. Aí, das duas uma: ou você perde a vaga porque o recrutador percebe sua insegurança por meio de uma postura imatura de quem está na defensiva, ou acaba sendo eliminado pela prepotência e o excesso de arrogância que esse comportamento demonstra. Por isso, não entre numa disputa direta com o recrutador. Espere, escute e, aí sim, faça suas considerações, sempre com humildade."

Mariá Giuliese, diretora-executiva da Lens Minarelli e especialista em análise e aconselhamento de carreira

Vangloriar-se de suas conquistas pessoais
     "Na hora de 'vender seu peixe' ponha o ego de lado e não em primeiro lugar. O discurso não pode estar recheado de "eu fiz"; "eu consegui"; "eu conquistei"; e "eu realizei". Quando você coloca todas as conquistas em primeira pessoa pode soar presunçoso para o entrevistador. “

Irene Ferreira Azevedo, professora de Liderança da BBS (Brazilian Business School)

Não perguntar nada durante a entrevista
    "Não é porque você está fazendo uma entrevista que sua participação na conversa deve se limitar a responder o que o entrevistador pergunta. Por timidez ou insegurança, muita gente sai com dúvida da entrevista e isso é ruim. Caso o recrutador não mencione, é sua obrigação perguntar detalhes sobre a rotina de trabalho e benefícios. Porém, isso não significa que você deve incorporar o perguntador chato."

Cristiane Cortez, consultora de carreira do IBTA Carreiras

Demonstrar desequilíbrio emocional
     "Não é segredo para ninguém que o nervosismo pode atrapalhar, e muito, nos momentos decisivos. Na entrevista de emprego não poderia ser diferente. O candidato pode até ter o perfil ideal para a vaga, mas se deixar a tensão dominá-lo no momento em que precisa deixar claro suas qualificações, sua chance pode ir por água abaixo. O desequilíbrio emocional demonstrado pela insegurança e o nervosismo pode dizer ao recrutador que você não está pronto para assumir uma grande responsabilidade."

Priscila Lara, consultora de Recursos Humanos do Grupo Foco


Fonte: http://www.curricular.com.br/

Video!



Fonte: http://www.curriculoideal.blogspot.com/

Humor

Piadinha

Numa entrevista de emprego numa repartição pública, o chefe pergunta:
- O senhor já sofreu algum acidente grave?
- Sim.Quando servia o exército, participei numa batalha simulada e um tiro atingiu os meus testículos. Tive que extraí-los!
- Santo Deus! - exclamou o entrevistador, sem conseguir disfarçar a piedade.
- Bem, o emprego é seu! Nós chegamos sempre às 8, mas o senhor pode chegar às 10.Tudo bem?
- Mas por que eu vou ter esse privilégio?
- É que, o senhor sabe como é...repartição pública... o pessoal fica sempre coçando o saco duas horas antes de começar a trabalhar! Como você não tem, fica dispensado.

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/

Charge!


Fonte: macaepop.com.br


Videos de Humor!






Fonte: Videos retirados do site www.youtube.com.br

36 comentários:

Vaaamos Lá galera , bora ganhar esse desafio!

Mais um bom post!

Post looooongo demais. Podiam usar kinks, não?

Desculpe, quis dizer links...

Valeu pelas dicas, contudo nos valorizamos todo ocnteúdo em um página, para facilitar a visualização dos interessados, que indenpendete do tamanho do post irão querer saber todo o conteúdo.


Sem mais

Ai tem dicas bem interessantes, muito bom ficou esse post!

Achei super interessante, principalmente a idéia de não se limitarem à dissertação, e apresentar outras formas de explicação como as entrevistas, piadas, dicas, comparações.
Gostei bastante, boa sorte!

Adoreeei muito bom as piadas, o videeo , tudo

Muito bom

Muitoo legaal , amei as informações

LEGAL

Muitooo lindo o blog, bem interessante a matéria!

muito bom macelo uito melhor do quea quele blog filho da puta do que a ovelha

Isso ai pessoal, valeu pelos comentários. Falando nisso, o post ta incrivel. É um post sensacional pra um blog sensacional!

muittto boom meninos,continuem assim!

o pasquim vai lá quebra tudooooooo!!!

autos blog vai lá o pasquim colégio dom jaime!!!!!
;)

Rafaela de Godoy disse...

Parabéns a quem escolheu as charges. Muito boas!

Parabéns ao Colégio Dom Jaime Câmara. Celeiro de novos talentos.

Daew galera! Poxa, muito obrigado pelos comentários e o apoio de vocês. Os comentários nos incentivam a continuar e a nos aperfeiçoar.

Guto.

Guilherme Mônego disse...

Muito boa a reportagem, parabéns

ADOREEIO VIDEOS, e a piada muita legal

MTTT BOM

to gostande de ver

Mto boas os seus posts em geral.
ótimos vídeos e charges.
Parabéns!!!

Boom esse post, explicita bem o que deve e o que não deve ser fazer em uma entrevista!

Vaaaleu galera , continuem visitando o blog em breve momento humorístico

adorei o post, muito bem feito,gosteei das dicas e a piada ali tava muito show

vaaleu ;x

Muito interessante, tenho certeza que seguindo estes conselhos a sua VAGA no mercado de trabalho estará garantida... não esqueça todos temos talento, precisamos é saber explora-lo... Parabéns galera... O Pasquim!!!! Prof. Rangel

muito bom, as matérias estao ficando cada vez mais interessantes.

aaa post muito longo, preguiça de ler

Ronaldo!

Estados Unidos

ANtonio Nunes! Antonio Nunes!

Venha baaiano venha

papai