O Pasquim - "Você por dentro do assunto."

O Pasquim é inspirado no famoso semanário brasileiro que possuia o mesmo nome, e que foi amplamente reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. Este blog surgiu com o objetivo de participar do Desafio do Conhecimento, organizado pela Its ( Programa de televisão de Florianópolis). Desafio em que eu ( Augusto) e minha equipe fomos vencedores.O site do desafio é: www.desafiodoconhecimento.com.br

     Palpitação no peito, insônia, ansiedade, tremor nas mãos... Não leitores, não é alguma doença desconhecida. Chama-se vestibular... Sim, é sobre esta grande questão que “O Pasquim” irá falar esta semana.

     Quando pensamos em vestibular mil e um pensamentos passam pela nossa mente. Porém todos se caracterizam por algo em especial: a indecisão. Segundo alguns especialistas, dois a cada três jovens ainda não decidiram ou tem sérias dúvidas sobre sua futura profissão. Esse momento é recheado de conflitos e dúvidas. Surge o medo de não dar certo, o medo de uma frustração no futuro, e no final o que temos é uma salada de emoções e pensamentos que não dão em nada. Para piorar ainda temos um grande leque de cursos para escolher, sem falar na pressão dos familiares e amigos.

     Uma escolha errada pode levar a uma vida com baixa auto-estima e baixo bem estar social, além de poder provocar vários problemas na saúde em virtude do estresse e da infelicidade no trabalho. Esse medo acaba fazendo com que muitos jovens abandonem seus cursos e fiquem literalmente em uma “dança das cadeiras”, no caso, de cursos. São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores, e por ai vai.

     A solução para esse problema pode ser resumida pela famosa frase de Lewis Carroll em “Alice no País das Maravilhas”: Que caminho devo seguir? Depende de aonde você quer chegar… É simplesmente inútil ficarmos nervosos e apavorados com esta importante escolha. Se você pretende chegar a um futuro onde você é um profissional de sucesso, a melhor saída é enfrentar a situação com tranquilidade e equilíbrio. Não existe uma fórmula mágica, mas existem algumas dicas importantes, e é isso que pretendemos abordar.

     Algo que ajuda a diminuir a pressão é lembrar-nos de que a escolha não precisa ser obrigatoriamente definitiva. "A faculdade deve ser encarada como a escolha de uma plataforma, um alicerce para a construção da vida profissional", afirma Rubens Gimael, especialista em desenvolvimento de carreira da NeoConsulting. Hoje é muito comum encontrarmos arquitetos dedicando-se à área comercial, engenheiros trabalhando na área de finanças ou economistas cuidando de marketing; e tudo isto dentro da profissão que escolherão. A dinâmica dentro de um emprego é algo que é inevitável nas próximas décadas, deve-se estar preparado e atualizado.

     O primeiro passo é olhar para si mesmo. Muitos jovens erram olhando para os outros e não para si mesmo. Ver as suas qualidades, e mais importante que isso, ver os seus defeitos é essencial para a escolha de uma profissão. Fazendo isso fica muito mais fácil ver as profissões que se encaixam melhor com você. "Quem não leva em conta sua afinidade com uma carreira ao fazer uma escolha fatalmente desistirá dela quando a oferta de trabalho cair", afirma a psicóloga Renata Mello, da equipe de orientação profissional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

     Sonho x Realidade. Como Carroll disse, tudo depende de onde você quer chegar. O que você espera de sua profissão? Ganhar bem? Viajar o mundo? Conhecer pessoas? A partir do momento que você cria uma meta, um objetivo, e se esforça nele, você certamente alcançará bons resultados.

     Mercados Saturados. Medicina, direito, letras... São alguns dos cursos que podem ser chamados de clichês. Estão saturados. Porém muitos jovens cometem o erro de descartarem esta profissão ou ao contrário o de ingressar nela a primeira vista. O equilíbrio é fundamental, se está é sua vocação e seu objetivo. Vá em frente. Sempre há espaço para um profissional talentoso e competente. Claro que será necessário mais esforço e empenho. E lembre-se, se este é o seu caso, especialização é fundamental. Não pare de estudar ao findar o curso. Continue estudando sempre.

     Profissões em alta. É o erro grave de muitos jovens. Seguem a profissão que está na moda, e não levam em consideração que a profissão de hoje pode não ser vista igualmente amanhã. No final, o que vale é como você vê a profissão e não como os outros a veem.

     Infelizmente muitos jovens não se decidem por algum curso. Deixam de fazer o fundamental. Correr atrás. Além dessas dicas acima, é muito importante pesquisar sobre o curso em vista. Sentir o dia-a-dia, a rotina. Conversar com profissionais da área, procurar orientação em testes vocacionais, por exemplo, é uma boa. Não se deixe levar pela aparência de uma profissão. Por exemplo, achar que para ser advogado deve-se falar unicamente falar bem e ler muito, porém existe uma falta enorme de advogados que sejam bons em matemática. Por isso advogados tributaristas, os que mexem com os números, são muito bem pagos no Brasil.

     Lembre-se. Um ano a mais estudando para o vestibular e também suas possíveis profissões, vale muito mais do que perder um ano e sofrer a frustração de trancar um curso. Faça algo que goste, que lhe de prazer. Se esforce. Assim você se tornará um profissional bem sucedido. E acima disso. Uma pessoa bem sucedida.


Depoimentos


Fernando Reinach, 47, paulista



Profissão: biólogo e geneticista, diretor executivo da Votorantim Ventures, professor da Universidade de São Paulo e da Cornell University, nos Estados Unidos

“Eu tinha 16 anos quando me apaixonei pela biologia, depois de uma aula fascinante sobre a origem da vida. Decidi cursar biologia e ser geneticista. Meu pai, um engenheiro, me acusou de estar fugindo do vestibular de medicina. Acabei entrando nos dois cursos e tranquei medicina por dois anos antes de desistir. Fiz doutorado nos Estados Unidos e depois fui pesquisador em Cambrigde, Inglaterra. Voltei em 1986 para ser professor na USP. A grande preocupação do meu pai era como eu ia ganhar dinheiro. Em 1990, abri a primeira empresa de engenharia molecular no Brasil, Biotec, e agora comando um fundo de investimento em biologia, a Votorantim Ventures. Quando um dos meus filhos me disse que ia fazer ciências sociais, eu respondi que achava ótimo."




Danielle Dahoui,34, carioca

Profissão: restaureur, dona de bistrô Ruella, em São Paulo,
 e do Bar D'Hôtel, no Rio

"Ainda estudante no Rio, gostava de cozinhar, mas meu sonho era fazer jornalismo. Em 1987, entrei em jornalismo na PUC e, logo depois, ganhei uma bolsa de estudos na Sorbonne, em Paris. Não cheguei a completar o primeiro ano do curso. Para pagar as despesas, fui ser ajudante de cozinha. Vi que era aquilo que queria fazer. Aprendi muito trabalhando em vários restaurantes na França, durante quatro anos. Eu não tirava o olho do chef de cozinha. Estagiei em padaria para aprender a fazer pães e doces, hoje uma das minhas especialidades. Em 1995 arrendei o horário do almoço em um restaurante em São Paulo. Foi um sucesso. Alguns investidores me procuraram e assim consegui abrir meu primeiro restaurante, o Ruella. Não fiz nenhum curso, mas se pudesse voltar no tempo eu teria cursado uma faculdade de gastronomia em Paris."


Carla Amorim, 38, brasiliense



Profissão: designer de jóias, dona de seis lojas no Brasil e duas no exterior

"Sou apaixonada por moda e beleza desde criança, mas, sei lá por que, acabei cursando a faculdade de letras e virando funcionária pública. Nas horas livres, desenhava e montava brincos e colares, que eu mesmo usava. Até que um dia caiu a ficha: por que não transformar o que eu mais gostava numa profissão? Comecei aos poucos. Fazia algumas peças e as vendia a colegas de trabalho. Finalmente tomei coragem, joguei o emprego para o alto e resolvi me dedicar inteiramente ao design de jóias. Diziam que eu estava louca, que os brasileiros não tinham dinheiro para comprar jóias... Fiz um curso de desenho e outro de ourivesaria. Meu pai entendeu e me deu dinheiro para começar. O mais importante é que eu amo meu trabalho. Quando isso acontece, nada pode dar errado."

Obs: Depoimentos retirados do portal da revista Veja ( http://veja.abril.com.br/)





Bate-papo com Rangel Rodrigues


Vale a pena conferir!

87 comentários:

Muito bom fico nosso post raça

O Pasquim! AVANTE HOMENS!

é, realmente está mt bom.

Galera do O Pasquim... parabéns pelo post... ficou muito organizado e bastante informativo... Prof. Rangel Rodrigues

Muito Bom, Parabéns, Adorei!! Ótimo Blog, a entrevista com o professor Rangel ficou SHOW!

ótimo blog tomara q v6 ganhem!

Muito bom, parabéns

poooxa, blog muuito bom... parabéns, SHOW DE BOLA
by Patrícia

altos blog esse de voces, essa parada ai das profissões também... muito bom e util.
Tao de parabéns =)

Muito bom o post de vocês, achei interessante

boa sorte ai

O blog de vcs está mto bom, parabéns.

O blog ta muito massa
parabens
abraço

Vinicius Vanelli disse...

Autos Blog :D

Marcos da Silva disse...

Muito Util, parabén pelo blog

Gostei desse Blog

Vaaaleu ae raça vamo estar sempre postando novidades para a galera , e ajudem a nos divulgar precisamos da colaboração de todos

Excelente post, muito bem escrito e com o tema interessante, e bem chamativo.

Muito boa a ídeia do vídeo!

gosteeei, mto bom

Altos post :D

Muito bom o post

Vinicius Pierri disse...

booom , vouu levar pra vida ;DDDD


ksokaoskaoksoaskoakosa

Blog massa gostei muito das profissões e do video

legal :)

Parabéns, o blog de vocês tá muito legal (:
Boa sorte meninos!
beijo

Altos blog!! :p
bem massa


Quero meu pirulito tonho....

guilherme monego disse...

otimo blog gostei da entrevista com o prof

ótimo blog, belo texto, parabéns aí :)

vaaleu raça em breve terão o pirulito
heahiehaiehaiheae

mandaro bem
isso aí
boa sorte

Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério garcia disse...

Gostei ,até mas poderia estar melhor, contudo está muito bem escrito e o video tá show

Estiliso , boa sorte gurizada ;]

valeeu veeio, vamos precisar de todas!

booom blog

interessante a reportagem

LEEGAAL genteee


;)

muito bom o blog gostei de tudo meninoos

boom , acho que vocês deviam falar sobre o Chris brown tambéeem

legal vaanro

Galera, vocês tão arrasando, continuem assim.
Boa sorte!

muito bom blooog espero que vcs ganhem

Bem sacaado,gostei!

muuito show véi..
tomara que v6 ganhem

booom sitio, gostei do layout

meeeninos boaa sorte e gameei no blog *.*

Leeegaaal ;D


quero meu prilutio

muito bom cara... eh bem isso mesmo, ainda bem que jah passei hehe
abs!

Booom blog tonho!

Maria Eduarda Pierri disse...

Ta ficando muito legal..
Tomare que voces ganhem!!

ta muitooooooo bom


by: anonimo

Adoorei o blog bom post e boa sorte.

strondaram po,achei massa

Boom blog , gostei do assunto

postadoo muito bom blog

legaall

Vaaleu pelos comentários galera ;)

Oi, aqui é a Maísa, representando a Equipe EEMAK - Unidos pelo Conhecimento.
Muito legal o blog de vocês.
O post ficou bem interessante.
Gostei das 10 coisas para se levar em conta.
Parabéns.
Abraços.

O blog ta sensacional BOA SORTE!!!!!....bjs......

Parabéns...
O material está ótimo!
Adorei mesmo.

Estou curiosa para saber o tema da próxima semana. Gostei muito!

Já virei fã.
Sucesso galeeera!!!
BOA SORTE.

Sou professora. Fiquei feliz em saber que adolescentes podem produzir um material virtual de excelente qualidade.
Parabéns!!!

Marcelo >> Vc foi "LEAL" aos princípios das tuas raízes, e honrou os ensinamentos da família e da Escola. Não estou surpreso com tamanha qualidade dissertiva sobre o tema em questão. Passou um filme na minha cabeça ao ler o tópico principal, lembrando q examtamente a 32 anos atrás tudo foi exatamente igual à tua descrição. Siga, continue, vença ! Teu futuro tem reservado um espaço cultural magnânimo! Abraços Eugenio Ribeiro

Pôxa, parece que foi ontem que estudava para o vesibular e, nas horas de folga lia o Pasquim. Era meu momento de relax, quando podia rir com o humor crítico de Henfil, Jaguar,Millôr. E já se passaram 30 e poucos anos. Parabéns a vcs pela iniciativa e pela escolha no título do blog.

Carlos Henrique Vargas disse...

Gostei do título e do layout.
Muito bom mesmo.

Faltou umas tirinhas de humor aí, galera.

Show de bola. Bem legal.
Gostei do vídeo.

Uau! Parabens! Esse blog ficou muito leal com os vídeos o tema bem elaborado Parabéns!

Vaaaleu galeraa pela consideração po

Parabéns pelo blog, ficou bem informativo, e o video ficou muito boom.
Boa sorte ai pra vocês!

Com esse nome, tem tudo prá dar certo! Parabéns!

Ae galera, tá na hora de rever as atualizações, né? Se o blog tiver novidade todo dia, fica mais interessante para o visitante...

Lay out bem legal.
Boa sorte pra vcs.

Muito bom o blog de vocês meninos, parabéns e boa sorte!

parabéns pessoal, ficou muito legal. xD

Parabéns muito bom, x_x
boa sorte.

mmmt bom! heheh

tomara q o de vcs ganhe, ficou mt legal

Parabéns pelo blog. ficou muito informativo.

parabénssss, e boa sorte boys hahah 8)

muito bom o blog de vocês! (:

Este comentário foi removido pelo autor.

ta muito legal o blog de voces, com bastante informações

ficou muito massa

Muito bom o blog de vocês

Boom adorei

Vaaleu raça por continuar comentando ;D